A ANVISA aprovou a venda de medicamentos a base de Cannabis em farmácias e com isso o Brasil deu um primeiro passo no caminho da acessibilidade à saúde de milhões de pessoas que dependem deste tipo de substância. A proposta que passa a valer 90 dias após sua publicação (11/12/2019), tem duração inicial de três anos, sendo necessário prescrição médica para a compra desses medicamentos. Estima-se que esta medida irá reduzir parcialmente os custos, já que a matéria prima poderá ser importada em escala industrial e na forma de extrato. No entanto, é perceptível que a redução de custo é pequena comparada ao que seria possível caso o plantio da matéria prima também pudesse ocorrer no país. A proposta que previa o cultivo nacional, que havia previamente sido aprovada, foi arquivada sob alegação da não competência da agência em relação à regulamentação das operações de cultivo.
O uso medicinal da Cannabis é muito antigo e os primeiros registros datam do ano de 2737 a.c na China mas apenas nos anos 90 o assunto tomou o meio científico, com grande quantidade de pesquisas produzidas. A descoberta do Sistema Endocanabinóide (SE), um complexo sistema responsável pela homeostase de diversos outros sistemas fisiológicos, reforçou a importância destes estudos devido a possibilidade no tratamento de várias doenças utilizando de medicamentos a base de canabinoides.
Para acessar o texto na íntegra, faça seu login ou cadastre-se gratuitamente no site
É necessário que você tenha cadastro e assinado o Plano Grátis. Caso você não tenha cadastro, clique aqui para efetuar o cadastro. Caso você já tenha cadastro, clique aqui para efetuar login.Conteúdo Grátis. Faça seu Cadastro.