Palavras-chave: Cannabis; dor; ortopedia; canabinoides
Após vários anos de proibição, a recente mudança legislativa sobre a cannabis (Cannabis sativa L.) em alguns países têm flexibilizado a continuidade e a retomada de estudos científicos sobre os potenciais terapêuticos da planta no tratamento de doenças. Por isso, o uso dos canabinóides em casos de dores agudas, crônicas e neuropáticas tem sido amplamente relatado na literatura científica nos últimos anos. No entanto, os efeitos destes compostos foram menos explorados no contexto da ortopedia.
A dor de pacientes com condições ortopédicas pode ser aguda e/ou crônica, inflamatória e/ou neuropática (Madden et al., 2019). Por apresentar uma natureza abstrata, o tratamento dessas dores pode ser dificultado. Neste contexto, a artroplastia é uma cirurgia ortopédica que tem o objetivo de aliviar as dores da osteoartrite crônica. Além disso, para controlar as dores pós-operatórias, a combinação de medicamentos opióides (ex.: morfinas), com medicamentos não opioides (ex.: paracetamol) são comumente empregadas como padrão de atendimento em centros cirúrgicos (Hickernell et al., 2018).
Embora os medicamentos sejam importantes no alívio da dor em processos pós-operatórios, os dados atuais disponíveis indicam que há uma epidemia global devido ao uso indevido de medicamentos opióides. Em países como os Estados Unidos da América, é estimado que aproximadamente 10 milhões de pessoas usaram opioides prescritos de forma imprópria, e mais de 40.000 morreram de overdose no ano de 2018 (Vivace et al., 2021). Portanto, a investigação de analgésicos suplementares é fundamental a fim de diminuir a necessidade do uso de opióides, e por isso a farmacologia dos canabinóides os tornam promissores agentes auxiliares.
Os estudos científicos apontam que os canabinóides exercem um papel de modulação/mediação de vários processos neurofisiológicos, como a função imunológica, frequência cardíaca e cognição (Hickernell et al., 2018). Os efeitos exercidos por estes compostos fitoquímicos ocorrem através do acoplamento com os receptores de canabinóides CB1 e CB2, que são encontrados em locais diferentes no corpo humano. O CB1 predomina nas vias de dor ao longo do Sistema Nervoso Central (SNC), ao passo que o CB2 se encontra predominantemente em tecidos com funções imunológicas, como o baço e os macrófagos (Hickernell et al., 2018; Munro et al., 1993).
Foram realizadas diversas revisões sobre o uso medicinal da planta em condições que apresentam diferentes sintomas, como dores agudas, crônicas e neuropáticas. Ensaios clínicos controlados sugeriram que a cannabis vaporizada atenuou a dor neuropática em pacientes, além de diminuir a rigidez do músculo causada pela esclerose múltipla (Madden et al., 2019). Ademais, outros estudos realizados anteriormente indicaram que a dor de pacientes com artrite reumatóide diminuiu de maneira significativa após a administração via oral do Sativex, um spray de extrato de cannabis que apresenta uma dosagem conhecida de THC e CBD (Blake et al., 2006).
Apesar das diversas indicações registradas na literatura científica, os estudos realizados não identificaram o tipo, a dosagem e nem a via e a frequência de administração da cannabis no contexto das dores ortopédicas. Portanto, os pesquisadores afirmaram que existe a necessidade da realização de mais ensaios clínicos randomizados com seres humanos no contexto da ortopedia.
Referências
BLAKE, David R. et al. Preliminary assessment of the efficacy, tolerability and safety of a cannabis-based medicine (Sativex) in the treatment of pain caused by rheumatoid arthritis. Rheumatology, v. 45, n. 1, p. 50-52, 2006.
HICKERNELL, Thomas R. et al. Should cannabinoids be added to multimodal pain regimens after total hip and knee arthroplasty?. The Journal of Arthroplasty, v. 33, n. 12, p. 3637-3641, 2018.
MADDEN, Kim et al. Cannabis for pain in orthopedics: a systematic review focusing on study methodology. Canadian Journal of Surgery, v. 62, n. 6, p. 369, 2019.
MUNRO, Sean; THOMAS, Kerrie L.; ABU-SHAAR, Muna. Molecular characterization of a peripheral receptor for cannabinoids. Nature, v. 365, n. 6441, p. 61-65, 1993.
VIVACE, Bradley J. et al. Cannabinoids and orthopedic surgery: a systematic review of therapeutic studies. Journal of Orthopaedic Surgery and Research, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2021.