A água é um elemento essencial para o desenvolvimento de todos os seres vivos. Para os vegetais ela tem um papel fundamental em uma série de processos vitais relacionados a sobrevivência e a produção das plantas. Além disso, devido ao caráter herbáceo de seus ramos, em caso de falta de água a Cannabis reage de forma evidente através da murcha da parte aérea, o que afeta diretamente a produtividade. Existem diversas maneiras de fornecer água e nutrientes às plantas e agora vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.
Os vegetais, assim como os outros seres vivos, são fundamentalmente dependentes da água para manutenção do equilíbrio do organismo, conhecido como homeostase, sendo assim, ela desempenha diversos papéis essenciais ao desenvolvimento das plantas. Entre eles podemos destacar o transporte dos nutrientes ao longo dos feixes vasculares e a indução a expansão da parede celular devido a pressão que exerce culminando no crescimento vegetal. Além disso, a água também é o meio onde ocorrem as reações intracelulares nos vegetais, participa do controle da temperatura das plantas através do processo de transpiração, entre inúmeras outras funções. Todos esses processos estão diretamente relacionados a produtividade das culturas agrícolas. Em um ambiente ideal a planta pode atingir seu máximo potencial e as adversidades que porventura ocorram, como o déficit hídrico, vão diminuindo essa potencialidade.
Para acessar o texto na íntegra, faça seu login ou cadastre-se gratuitamente no site
É necessário que você tenha cadastro e assinado o Plano Grátis. Caso você não tenha cadastro, clique aqui para efetuar o cadastro. Caso você já tenha cadastro, clique aqui para efetuar login.Conteúdo Grátis. Faça seu Cadastro.