Palavras chave: cannabis; ácaros; fitossanidade.
Os ácaros são uma das principais pragas das plantas cultivadas ao redor do mundo e atacam diversos tipos de cultivos, sendo responsáveis por grandes perdas econômicas no Brasil, onde mais de 100 espécies já foram reportadas e associadas a plantas cultivadas. Ácaro é a designação comum dada aos animais pertencentes à subclasse Acari da classe Arachnida, que são fitófagos, ou seja, se alimentam somente de plantas. Os tetraniquídeos são, em sua maioria, polífagos e atacam uma grande diversidade de plantas cultivadas.
A grande capacidade de adaptação, associada à plasticidade evolutiva, e o pequeno tamanho relativo, possibilitou a conquista de diversos ambientes aquáticos e terrestres, de forma que os ácaros ocupam uma variedade maior de habitats do que qualquer outro grupo de artrópodes. Seus danos estão diretamente relacionados ao seu modo de alimentação. Suas quelíceras apresentam formato de estiletes que perfuram as células das plantas e causam extravasamento do conteúdo celular, o que afeta o crescimento e desenvolvimento das plantas e acarreta em perdas na produção.
Tanto as formas jovem como a adulta dos ácaros causam dano na face inferior das folhas causando o rompimento das células epidermais e destruição da organela clorofila. Em seguida aparecem lesões descoradas, podendo-se notar um leve emaranhado de fios em forma de teia em alguns casos, produzidos por algumas espécies de ácaros. Em ataques elevados, as manchas chegam a ocupar quase toda a extensão foliar levando à morte da folha.
Alguns invertebrados generalistas se alimentam de uma grande variedade de espécies de plantas, incluindo o cânhamo, como a lagarta do milho e os ácaros. Por causa disso, é provável que muitos destes vistos no cânhamo sejam oportunistas incidentais. Outros, como o pulgão da cannabis e o ácaro do cânhamo, parecem ser especialistas que precisam da cannabis para sobreviver.
Para continuar acessando o conteúdo faça o login ou cadastre-se gratuitamente.
Conteúdo Grátis. Faça seu Cadastro.
É necessário que você tenha cadastro e assinado o Plano Grátis.
Caso você não tenha cadastro, clique aqui para efetuar o cadastro.
Caso você já tenha cadastro, clique aqui para efetuar login.
Conteúdo Grátis. Faça seu Cadastro.
É necessário que você tenha cadastro e assinado o Plano Grátis.
Caso você não tenha cadastro, clique aqui para efetuar o cadastro.
Caso você já tenha cadastro, clique aqui para efetuar login.