Embora muitos usuários tenham relatado há muito tempo uma boa interação entre o ato sexual e a cannabis, a falta de pesquisas científicas e a dificuldade de financiamento para esses estudos têm dificultado a compreensão desse assunto. No entanto, cada vez mais estudos vêm corroborando a hipótese de que a cannabis é benéfica para a prática sexual, principalmente para as mulheres.
Um artigo publicado no The Journal of Sexual Medicine avaliou como a cannabis altera a experiência sexual. O estudo entrevistou 373 pessoas, e apenas 4,7% afirmaram ter tido relações sexuais piores quando usaram cannabis em um curto período de tempo. Os benefícios relatados pelos usuários foram diversos, incluindo aumento do desejo sexual, maior satisfação sexual, aumento da lubrificação vaginal nas mulheres, maior capacidade de relaxar durante o sexo e maior capacidade de concentração durante o ato sexual
A vantagem das mulheres na hora do sexo cannabico
Atualmente, em países onde a cannabis é legalizada, é comum a presença de produtos utilizados durante o ato sexual, como óleos lubrificantes, géis massageadores, camisinhas, sprays e cremes. Com o uso desses produtos, as mulheres se beneficiam, pois a área da mucosa vaginal consegue absorver os componentes do sistema endocanabinoide, deixando-a lubrificada e relaxada.
Existem relatos de mulheres que utilizam esses produtos e afirmam que o orgasmo pode perdurar por até 15 minutos, um valor muito maior do que o normalmente observado em relações sexuais sem a utilização de cannabis.
Em um artigo científico, foram entrevistadas 373 mulheres em um consultório de obstetrícia e ginecologia. Cerca de 127 mulheres afirmaram utilizar cannabis antes da atividade sexual, e a grande maioria relatou aumento da libido, melhora na qualidade dos orgasmos e diminuição da dor relacionada à relação sexual. Além disso, essas mulheres apresentaram 2,13 vezes mais probabilidade de alcançarem o orgasmo do que aquelas que não faziam uso da cannabis.
Cuidado com a dosagem
A quantidade de cannabis consumida também é um fator determinante para o resultado obtido durante o sexo. Pessoas que consomem em altas dosagens relatam a presença de sonolência, desânimo e perda do desejo sexual.
Conclusão
Especialmente nos últimos anos, o consumo de cannabis antes do sexo tem sido cada vez mais objeto de estudo em pesquisas, uma vez que é um fator significativo no que diz respeito à realização sexual.
Nesse sentido, considerando os tabus que envolvem a discussão sobre sexo, incluindo a satisfação sexual feminina e, também, os tabus envolvendo a cannabis, resultados como os apresentados neste artigo contribuem para ressaltar a importância de se discutir o papel da cannabis nesse contexto.
Referências
CASTILHO, T. Sexo e Cannabis: Uma combinação que favorece as mulheres -. Disponível em: <https://soucannabis.ong.br/sexo-e-cannabis-uma-combinacao-que-favorece-as-mulheres/>. Acesso em: 3 abr. 2024.
KIPPING, A.; LYNN, B. Effects of Cannabis Use on Sexual Function in Women: a Review. Current Sexual Health Reports, 30 set. 2022.
SHAMLOUL, R.; BELLA, A. J. Impact of Cannabis Use on Male Sexual Health. The Journal of Sexual Medicine, v. 8, n. 4, p. 971–975, abr. 2011.
BALON, R. Cannabis and Sexuality. Current Sexual Health Reports, v. 9, n. 3, p. 99–103, 10 jul. 2017.
MOSER, A. et al. The influence of cannabis on sexual functioning and satisfaction. Journal of Cannabis Research, v. 5, n. 1, 20 jan. 2023.