Palavras-chave: Biocombustíveis, biogás, combustível sólido, combustíveis fósseis, crise climática, cânhamo, sustentabilidade, potencial energético.
O consumo de combustíveis fósseis no mundo é um problema ambiental, enfrentado há muitos anos. Desde o começo da Revolução Industrial, onde o carvão começou a ser utilizado como principal fonte de energia, até a descoberta dos combustíveis fósseis, os processos de geração de energia têm provocado intensa emissão de gases poluentes na atmosfera, o que resulta em problemas ambientais das pequenas às grandes escalas, desde a alteração climática regional, até o agravamento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.
Por conta disso, a busca de fontes de energia mais sustentáveis, como a eólica, solar e os biocombustíveis, tem se tornado uma saída cada vez mais necessária para essa problemática, evitando o avanço da crise climática que é alertada, de forma recorrente, por profissionais e pesquisadores de diversas áreas de atuação.
A produção de energia usando as plantas como matéria prima tem se demonstrado promissora. O uso de culturas comerciais anuais (cana-de-açúcar, milho, beterraba, trigo, soja) e perenes (carvalho, salgueiro), já é uma realidade na produção de biocombustíveis e biogás. Assim como essas culturas, o cânhamo, variedade de Cannabis sativa L. com baixos teores de THC, pode ser usado na produção de bioenergia, sendo matéria prima para o etanol, diesel, hidrogênio e metano, além de sua biomassa poder ser utilizada como combustível sólido.
Para continuar acessando o conteúdo faça o login ou cadastre-se gratuitamente.
Conteúdo Grátis. Faça seu Cadastro.
É necessário que você tenha cadastro e assinado o Plano Grátis.
Caso você não tenha cadastro, clique aqui para efetuar o cadastro.
Caso você já tenha cadastro, clique aqui para efetuar login.