Poliploidismo na cannabis - ADWA Cannabis

Poliploidismo na cannabis

Palavras-chave: poliploidismo; genética; produtiviade

Com o crescente mercado internacional da cannabis, países como Canadá, Estados Unidos, Uruguai e Holanda têm investido mais em pesquisas e tecnologia aplicada nos cultivos de produção. O melhoramento genético é uma área que se destaca, pois para se produzir em grande escala é necessário desenvolver e selecionar variedades específicas para diferentes necessidades. Mutações genéticas têm grande parte nos estudos voltados para ciência dos genes e, nos últimos anos, uma mutação em específico tem sido analisada e estudada com mais frequência, a poliploidia. Contudo, mesmo com experimentos de grandes marcas de sementes e laboratórios de todo mundo, as pesquisas ainda apresentam informações incompletas e duvidosas, pois esse tipo de estudo exige anos de análise. 

Os poliplóides são organismos que apresentam um ou mais conjuntos de cromossomos, sendo alguns deles tetraploides e triploides, com 4 e 3 pares, respectivamente.  Casos espontâneos de poliploidia são raros, já que é necessário uma falha no processo de divisão celular ao longo do desenvolvimento. Todavia, a poliploidia pode também ser induzida através da aplicação de antimitóticos como colchicina. Essa indução de poliploidia tem sido estudada e explorada extensivamente por melhoristas de plantas para desenvolver culturas com características aprimoradas, como  produtividade, tamanho, vigor e conteúdo de químicos e metabólitos. Várias outras vantagens da manipulação da polida de espécies de cultivos agrícolas foram documentadas na literatura científica. Diversos estudos  mostraram aumentos relevantes na concentração de metabólitos ativos em plantas tetraplóides de Artemisia annua, Thymus persicus, Echinacea purpurea e Parthenium tanacetum. Um outro estudo demonstrou o aumento do rendimento de metabólitos secundários em várias safras de plantas medicinais ou oleaginosas essenciais, como Papaver bracteatum, Lavender vera, Echinacea purpurea e o mais próximo da Cannabis, o Humulus lupulu. Além disso, estudos mostram que versões poliplóides de várias espécies de plantas ornamentais como a poinsétia (Eu-bela phorbia × E. cornastra) e híbridos de murta (Lagerstroemia indica) e hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) obtiveram, na fase reprodutiva, flores significativamente maiores do que suas contrapartes diplóides.

Para continuar acessando o conteúdo faça login ou cadastre-se gratuitamente

Conteúdo Grátis. Faça seu Cadastro.

É necessário que você tenha cadastro e assinado o Plano Grátis.

Caso você não tenha cadastro, clique aqui para efetuar o cadastro.

Caso você já tenha cadastro, clique aqui para efetuar login.

Adwa Cannabis

Adwa Cannabis

Uma empresa de desenvolvimento de pesquisas e tecnologias voltadas para a cadeia produtiva de Cannabis.

logo adwa cannabis

Bem-Vindo ao nosso site

Tenha acesso à relatórios e pesquisas da ADWA Cannabis.

Por apenas R$49,99 você tem acesso ao relatório 2019, com mais de 40 mapas temáticos, sobre o potencial brasileiro para o cultivo de Cannabis medicinal e industrial.

Conheça a qualidade do nosso trabalho acessando o Sumário Executivo. É grátis, basta efetuar o cadastro.