O mercado de fibras do cânhamo, plantas de Cannabis com baixo teor de THC, tem ganhando cada vez mais espaço devido a alta qualidade de suas fibras e a sua produtividade elevada quando comparado a produção do eucalipto e algodão que atualmente são as fontes mais utilizadas no Brasil. Depois da liberação da venda de medicamentos a base de Cannabis pela ANVISA, algumas empresas já têm entrado na justiça com o pedido do cultivo de Cânhamo. A empresa Schoenmaker Humako do Grupo Terra Viva havia conseguido uma liminar da Justiça do Distrito Federal para importar sementes para plantar e comercializar essa fibra industrial. A permissão teria validade limitada e o início de cultivo estava previsto para fevereiro. Porém a liminar foi cassada e o processo segue em andamento. Essa abertura começa a aquecer esse mercado de múltiplas possibilidades.
As fibras do cânhamo, que teve ampla utilização em todo mundo até a década de 30, são conhecidas desde a antiguidade por sua alta resistência e qualidade atribuídas a sua estrutura mais alongada quando comparado a fibras de algodão ou provenientes do eucalipto. Essas características fazem com que esse material tenham uma grande versatilidade de uso somando mais de 25.000 aplicações conhecidas. Antigamente era muito utilizada para produção de roupas, velas de navio, cordas e redes de pesca e hoje seu uso se estende a produção de diferentes tecidos, papéis, utilizado na construção civil como isolante térmico e acústico, produtos alimentícios e até na produção de carros da Porsche. O óleo do cânhamo também é utilizado para composição de cosméticos, além de ser uma ótima fonte alternativa para produção de bioplástico e biocombustível. Seu uso também se estende a recuperação de áreas em processo de degradação. Devido a sua rusticidade o cânhamo pode ser usado na fitorremediação de solos contaminados, além de contribuir com o aporte de matéria orgânica e ajudando na estrutura química devido a ocupação de suas raízes.
Para acessar o texto na íntegra, faça seu login ou cadastre-se gratuitamente no site
É necessário que você tenha cadastro e assinado o Plano Grátis. Caso você não tenha cadastro, clique aqui para efetuar o cadastro. Caso você já tenha cadastro, clique aqui para efetuar login.Conteúdo Grátis. Faça seu Cadastro.