Low Stress Training (LSTs) para maconha medicinal (Cannabis sativa L.)

Palavras Chave: maconha medicinal; cannabis; treinamento; condução; LST; SCROG; produção.

Existem diversas técnicas agrícolas para aumentar a produtividade de praticamente qualquer variedade de plantas ou culturas de interesse agronômico, e para a Cannabis sativa L. não é diferente. Ações como o preparo do solo, irrigação, fertilização e adubação são realizadas em todas as espécies cultivadas, de maneira mais sustentável e orgânica, ou mais extrativista e menos conservadora.

Para a cannabis, ainda existem algumas peculiaridades relacionadas ao cultivo medicinal, preferencialmente realizado em ambiente indoor (estufas e casa de vegetação ou grows de cultivo próprio), que precisam de cuidados especiais. Por exemplo, devem ser cultivos obrigatoriamente orgânicos, pois as aplicações de agrotóxicos nas plantas para controle de pragas e doenças não podem ser realizadas, visto que no produto final não pode conter resíduos. A disponibilização de luz artificial é outro exemplo de característica presente em um cultivo indoor e, além de significar grande parte do orçamento na produção, deve ser realizado de maneira adequada para atingir os objetivos de qualidade e produtividade.

A grande maioria das variedades de C. sativa são sensíveis ao fotoperíodo e, portanto, dependem das horas de luz e escuro para controle das fases vegetativa e reprodutiva. As plantas também devem ter capacidade de aproveitar o máximo de luz possível dentro de um ambiente com espaço limitado, para que a eficiência fotossintética seja a melhor possível. Esse detalhe torna técnicas de Hard Stress Training (HST) e Low Stress Training (LST) essenciais para qualquer cultivador.

As podas são algumas das técnicas de HSTs amplamente usadas em cultivos indoor para produção de cannabis medicinal. O estresse sofrido pelo vegetal causa uma desregulação hormonal, que após a redistribuição e estabilização entre os ramos, torna a planta mais forte e resistente, capaz de produzir mais flores e com melhor qualidade. Outras técnicas agronômicas, como as LSTs, também são capazes de otimizar a utilização da luz pelas plantas cultivadas em um espaço reduzido.

Para continuar acessando o conteúdo faça login ou cadastre-se gratuitamente.

Conteúdo Grátis. Faça seu Cadastro.

É necessário que você tenha cadastro e assinado o Plano Grátis.

Caso você não tenha cadastro, clique aqui para efetuar o cadastro.

Caso você já tenha cadastro, clique aqui para efetuar login.

Adwa Cannabis

Adwa Cannabis

Uma empresa de desenvolvimento de pesquisas e tecnologias voltadas para a cadeia produtiva de Cannabis.

logo adwa cannabis

Bem-Vindo ao nosso site

Tenha acesso à relatórios e pesquisas da ADWA Cannabis.

Por apenas R$49,99 você tem acesso ao relatório 2019, com mais de 40 mapas temáticos, sobre o potencial brasileiro para o cultivo de Cannabis medicinal e industrial.

Conheça a qualidade do nosso trabalho acessando o Sumário Executivo. É grátis, basta efetuar o cadastro.